fbpx
11 de Maio de 2018

6 dicas para implementar um plano de comunicação interna eficaz

A comunicação interna diz respeito a toda a comunicação dirigida aos colaboradores de uma organização e envolve a transmissão de mensagens importantes e estratégicas, quer de forma vertical, isto é, entre as chefias e os restantes colaboradores, quer de forma horizontal, ou seja, entre os próprios colaboradores.

Este tipo de comunicação tem como principal propósito o envolvimento e alinhamento dos colaboradores com os objetivos e estratégia da organização, que por sua vez terá impacto na produtividade e nos resultados da mesma.

Para desenvolver a comunicação interna numa organização de forma eficaz, é crucial elaborar um plano de comunicação interna. Para o efeito, reunimos um conjunto de dicas que vão ajudar a implementar ações de comunicação interna na sua organização.

1 – Faça um Diagnóstico de Comunicação Interna
  • Avalie a comunicação interna que é feita atualmente na sua organização: estratégia e objetivos definidos, meios utilizados e mensagens comunicadas.
2 – Defina Objetivos Estratégicos
  • Com base no diagnóstico efetuado e no plano estratégico da organização, defina objetivos estratégicos a alcançar. Estes objetivos devem ser práticos, realistas, alcançáveis e adaptados à realidade da organização.
3 – Elabore um Plano de Comunicação Interna
  • Defina as ações que pretende realizar;
  • Defina os meios de comunicação mais adequados, de acordo com os objetivos definidos e com o tipo de mensagem a comunicar: e-mail, flyeres, intranet, placards, revista, televisão interna, grupos privados nas redes sociais, etc.
4 – Defina um Cronograma
  • Defina uma calendarização para as ações que pretende realizar;
  • Para cada ação, contemple as fases de preparação, implementação e avaliação.
5 – Implemente o seu Plano de Comunicação Interna
  • Coloque o seu plano em prática.
6 – Avalie o impacto do seu Plano na Organização
  • Avalie cada ação implementada e o respetivo impacto na organização.

Conheça a oferta formativa da GALILEU na área da Comunicação Interna.

Pretendo saber mais informações!

Quero saber mais informações