O novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) produz efeito a 25 de maio de 2018 e vem introduzir um conjunto de desafios às Organizações, com o surgir de novos direitos, deveres, conceitos e obrigações.
As Organizações devem, portanto, promover uma nova cultura de privacidade dos dados, que exige novas competências e comportamentos.
Contudo, um estudo da KPMG (2017), comprova que há ainda Organizações em Portugal que não estão preparadas para cumprir o RGPD, que começa a ser aplicado a 25 de maio de 2018.
Consciência
35% das Organizações consideram ter um grau de consciência muito baixo ou baixo sobre as orbigações e impacto do RGPD.
Impacto
53% das Organizações prevêem que a implementação do RGPD terá um alto ou muito alto impacto na sua atividade.
Desafios
65% das Organizações consideram a multiplicidade de processos de tratamento de dados pessoais como um dos maiores desafios do RGPD.
Implementação
85% das Organizações ainda não começaram a implementar medidas efetivas para garantir a conformidade com o RGPD.
Data Protection Officer (DPO)
57% das Organizações ainda não nomearam a figura do DPO.
Sensibilização e Formação
58% das Organizações não promovem ações de sensibilização e formação adequadas sobre proteção de dados.
Fonte: KPMG, O Impacto do Regulamento Geral de Proteção de Dados em Portugal (2017)
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