fbpx
6 de Maio de 2022

Feng-Shui: Uma resposta holística aos desafios de uma nova cultura empresarial

O QUE É O FENG-SHUI?

O Feng-Shui é uma prática oriental originária da China e baseia-se na aplicação de princípios energéticos nos espaços humanos e que permitem criar ambientes de maior felicidade, harmonia e bem-estar.

Na sua essência ele é uma ciência ambiental e a sua interpretação tem vindo a ser realizada através de diversificadas vias ou escolas ao longo dos tempos. Mais recentemente, a sua adaptação às sociedades do ocidente permite-nos hoje compreender os conceitos que lhe deram origem e beneficiar da sua integração nas nossas modernas dinâmicas de vida.

Se o mais comum para quem já tomou contacto com o Feng- Shui é a aplicação na casa, os escritórios e ambientes de trabalho assumem atualmente o mesmo grau de importância, uma vez que é nestes ambientes que passamos diariamente grande parte do tempo. Tem sido, aliás esta a minha área de especialização de estudo e trabalho.

O ESPAÇO DE TRABALHO COM HARMONIA – Uma prática para líderes

Sabe o que têm em comum líderes políticos como Tony Blair, Bill Clinton ou Donald Trump? Todos são praticantes desta arte oriental e os seus gabinetes de trabalho há muito que atendem aos princípios já aqui mencionados.
Também os dirigentes de empresas ocidentais de marcas como a Virgin, Body Shop, British Airways, IBM, McDonalds ou a ONU investem nos seus edifícios e ambientes para que esta arte de viver em Harmonia esteja integrada nos seus ambientes profissionais.

Lembremo-nos que este conhecimento apesar da sua ancestralidade na cultura oriental é muito recente nos países ocidentais. Mas já acontece em Portugal e continuará a chegar a quem esteja dispost@ a vivê-la, pois, na forma como é aqui apresentada, ela é, antes de tudo, uma prática inspiradora para desenvolver maior produtividade, bem-estar, sucesso e harmonia.

COMO PODEMOS SENTIR OS NOSSOS ESPAÇOS COMO UMA EXPERIÊNCIA DE ENERGIA

Costumo comunicar numa abordagem inicial de aprendizagem que às vezes precisamos somente de identificar oque conhecemos pelas nossas experiências com a natureza para começar a transpor para um sentido mais apurado com a energia dos nossos ambientes.
Lembremo-nos de um belo dia de sol e de como isso nos influencia num sentido positivo, revigorante e como estamos mentalmente mais despertos e ativos. Agora, imaginemos um dia sombrio, chuvoso, escuro e observemos como o nosso corpo e sentidos reagem: maior passividade, estados emocionais mais depressivos ou baixa energia física.

Transpondo para nossos ambientes de trabalho, as energias que neles estão a atuar – ainda que possamos não ter consciência disso – têm um efeito mais potenciador de estados internos mais ativos e estimulantes ou mais calmos e lentos, de acordo com as energias predominantes. E o importante é criar os estados mais apropriados às atividades que neles são realizadas, o que esta ciência nos pode ajudar de uma forma verdadeiramente única.

OS SEUS BENEFÍCIOS PARA OS MODERNOS AMBIENTES DE TRABALHO

Atualmente a prática mais comum de Feng-Shui é a de criar ambientes que apoiem e favoreçam os seres humanos para que se se sintam mais seguros e com um maior nível de bem-estar. Se alguns aspetos da sua aplicação são parte de um sentido de senso comum, já outros precisam de identificação dos seus fundamentos. O reconhecimento das áreas de vida onde os habitantes podem estar com alguns problemas que possam ser melhorados é um deles.

As características de mobilidade e dinâmicas dos estilos de vida moderno não têm permitido um maior reconhecimento do efeito do que nos rodeia, mas é crescente a noção do quanto as substâncias, tipos de materiais, qualidade do ar, efeitos tecnológicos ou químicos têm sobre a nossa qualidade de vida, saúde e do ambiente. Num estudo de Feng-Shui estes aspetos são considerados tendo em conta que fazem parte das energias que nos circundam.

O FENG-SHUI NOS NEGÓCIOS

Em cidades como Hong-Kong ou Singapura, ou até mesmo Londres, Berlim e Nova York a aplicação de Feng-Shui a edifícios empresariais, culturais, bancos e multinacionais já é uma prática corrente desde há décadas. Conhecer as suas vertentes permite perspetivar um crescente interesse pela sua aplicação. Por vezes pequenos ajustes podem consistir no colocar cores indicadas, aplicação de elementos naturais, como plantas, iluminação com efeitos potenciadores de certos resultados, materiais energeticamente mais benéficos e elementos decorativos bem posicionados.

Atenção que a aplicação de Feng-Shui aos modernos ambientes que aqui referimos requer atender aos aspetos científicos deste conhecimento, e que só podem ser respeitados quando realizados por um profissional credenciado e habilitado.

O CONTRIBUTO QUE O FENG-SHUI PODE DAR NUMA REALIDADE PROFISSIONAL DE CULTURA HÍBRIDA E DE NOVOS AMBIENTES DE TRABALHO

No que se refere ao tema desta edição o exemplo que nos focamos demonstra o quanto este ensinamento tem muito para oferecer às novas realidades de muitos profissionais a quem a mesma se aplique.

Vamos exemplificar como a prática de Feng-Shui pode melhorar a qualidade de vida das pessoas: Em Feng-Shui ensinam-nos que numa habitação familiar as energias de trabalho e pessoais devem estar separadas, se possível por uma divisão, como seja a existência de um escritório, para que as mesmas não se misturem a um ponto de causar maior desgaste e cansaço à pessoa.

Ora, quando as pessoas começam a trabalhar em casa – a aplicação deste princípio fica muitas vezes colocada em causa, e acresce para muitas pessoas que não dispõem de um local só para si. A maioria tem de trabalhar na sala de jantar ou cozinha quando não têm de dividir o mesmo espaço com outras pessoas. Esta ocorrência de forma prolongada causa situações de crescente mal-estar, desequilíbrio emocional, fraca produtividade e acentuado cansaço físico e mental. O desconhecimento dos fatores ambientais que as estão a prejudicar vai-se acentuando se não souberem que podem transformar essas situações, de forma a realizar as suas tarefas com menos esforço. E é aqui que aprender práticas adequadas às suas circunstâncias espaciais pode permitir uma adaptação que lhes devolve maior bem-estar na situação já de si nova.

Para dar resposta a estas e outras situações correlacionadas, cada vez mais empresas e profissionais solicitam aos nossos serviços de formação, coaching e consultoria de diferentes formas de intervenção com Feng-Shui.
Os workshops são um modo simples e muito procurado, quer por empresas quer por indivíduos, pelo conhecimento pronto a aplicar que fornecem, nomeadamente em áreas como “Feng-Shui para o Home Office”. Outra prática que pode ser realizada em contexto de culturas profissionais em mudança são os Programas de Bem- estar e Feng-Shui onde, além dos pressupostos básicos de um estilo de vida com Bem-Estar, se aprende a aplicar de imediato técnicas de Feng-Shui nos espaços de trabalho, seja em casa ou na empresa. Ainda, para quem tem de estar numa realidade nova e que reconhece a necessidade de adaptar ou melhorar o seu gabinete de trabalho à sua nova situação, existem as consultorias de “Office Feng-Shui”, solicitadas por muitos corpos diretivos e líderes que já reconhecem o espaço de trabalho como fator essencial para a sua produtividade e capacidade de manter o foco.

Nestas diferentes opções, os resultados para todas as pessoas são sempre altamente gratificantes, na medida em que têm de imediato melhorias ao aplicar as aprendizagens, ou seguir as indicações, em caso de consultoria. Ainda que seja uma novidade para a maioria, o facto é que é muito bem acolhido pelas pessoas, principalmente por serem identificadas situações que muitas vezes já, de algum modo, reconheciam, mas não sabiam como proceder.

Um exemplo recorrente é comentarem que não se sentiam bem no local onde estavam a trabalhar, e que têm um certo móvel ou outro elemento no espaço que não está bem colocado ali, mas que não sabem para onde o podem mudar. Quando é indicada uma alternativa na divisão, ou noutra área da casa, e a situação se resolve, há um desbloqueio de energia que é visível e pode ser sentida e que, consequentemente, vai influir positivamente no estado mental e emocional da pessoa. É assim que a aplicação de Feng-Shui pode contribuir para melhorias no Bem-estar de profissionais em processos de mudança, como a conciliação de períodos de trabalho em casa e no escritório.

NO QUE CONSISTE A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS ENERGÉTICOS?

Todo o pensamento chinês é fortemente influenciado pela filosofia do tauismo e, por isso, baseado na existência de duas formas opostas e complementares, que formam um todo, o Tao. E que representa, nesse sentido, toda a existência na terra. Considerando que na China este princípio do Tao está na base de todos os aspetos de vida, como exemplo, na medicina chinesa, nutrição ou nas artes, o Feng-Shui também dele recebeu influências. Exemplificando, o princípio do Yin (energia da água) e Yang (energia do vento) aplica-se num estudo dos espaços, bem como às variadas atividades que decorrem num espaço profissional. Tomemos como exemplo:
um espaço onde se realizam atividades criativas beneficia em ser adequadamente yang, para permitir o fomento de ideias e expansão de projetos; já um espaço como um gabinete de administração deve conter uma equilibrada energia Yin, por ser uma energia mais concentrada, que permite dar suporte a situações como tomadas de decisão e onde se precisa de maior foco e robustez.

Terminamos com uma interpelação: sabia que um escritório com energia atravancada ou organizada, e tudo o que nele se encontra, influi diretamente na capacidade de liderança e na execução de tarefas e manutenção de estados internos mais equilibrados?

Naquilo que o Feng-Shui possa ser um apoio nas mudanças em curso, e em prol das culturas híbridas, ele traz-nos uma experiência sensível e tantas vezes quase mágica que nos faz sentir mais habilitados a cumprir o propósito das nossas ações. Possa ele chegar a quem se inspirar com um conhecimento fundamentado pelos séculos e que nos pode apontar caminhos mais harmoniosos para o futuro que se quer, em tudo, mais humanizado.

Fernanda Helena
Mentora e Coach de Inspiração & Business Feng-Shui para líderes e profissionais, www.fernandahelena.com

Descarregue aqui a 15ª Edição da Revista Game Changer

Conheça aqui todas as edições da GAME CHANGER