fbpx
18 de Novembro de 2021

Game Changer Edição #14 – Empreendedorismo, já disponível

Já se encontra disponível, em formato digital, a edição nº14 da Revista Game Changer.

Na presente edição abordamos o Empreendedorismo, e contamos com artigos de profissionais verdadeiramente empreendedores que partilham as suas experiências, visões e conhecimento acerca do tema.

Editorial

O Empreendedorismo em Portugal está bem e recomenda-se!

Portugal tem um historial de empreendedorismo. A nossa dimensão e geografia – e a necessidade – levaram-nos desde cedo a pensar, inovar, e a olhar para lá das nossas fronteiras. Esse potencial esteve, durante algum tempo, adormecido; mas atualmente uma convergência de fatores leva a um renascimento do espírito empreendedor em Portugal.

Lá fora Portugal é visto, cada vez mais, como um bom país para empreender. Os fatores e vantagens apontados são vários e sobejamente conhecidos: A qualidade de vida (custo de vida baixo, clima ameno, geografia variada, serviço nacional de saúde, criminalidade baixa), o talento, a relativa estabilidade política, o nível de digitalização e conectividade do país e, agora, um invejável número da população vacinada contra a COVID-19, que potencialmente reduz os riscos sanitários e de instabilidade no país.

Atualmente, e apesar dos enormes desafios da pandemia, o número de PMEs cresceu 2,8% em 2020, segundo o INE, e nunca houve tantos apoios como incubadoras, programas de aceleração e mentoria. Também a estratégia dos últimos governos e da Europa têm sido decisivas para promover o empreendedorismo. O Websummit realizou-se pelo sexto ano consecutivo em Lisboa. Tendo contado com 42 751 participantes de 128 países, sendo uma iniciativa que tem um papel importante no networking do ecossistema local com o global. A recém criada Europe Startup Nations Alliance terá sede em Lisboa, junto ao Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações e a União Europeia lançou o Startup Nations Standard – Uma iniciativa para promover, nos 27 estados membros, ambientes mais propícios ao crescimento para PMEs e Startups.

É, pois, uma boa altura para falarmos de empreendedorismo; do potencial que o país encerra e que o empreendedorismo pode e deve aproveitar, tornando o tecido empresarial mais dinâmico, moderno e próspero.

Pedro Tavares
Editor

Descarreque aqui a 14ª Edição da Revista Game Changer

Conheça aqui todas as edições da GAME CHANGER