Os Blogs, embora sejam utilizados muitas vezes como diários pessoais ou páginas sobre assuntos específicos voltados para uma comunidade com motivações relacionadas, são hoje uma das ferramentas mais poderosas de Web Marketing, porque permitem criar rapidamente uma presença online sem que, para isso, sejam necessários conhecimentos de web design ou development.
Objetivos:
Dotar os formandos de conhecimentos e competências para a elaboração de uma estratégia, criar um blog e monitorizá-lo de acordo com os objectivos previamente definidos. No final da formação, o formando deverá ser capaz de criar e potencializar um blog enquanto ferramenta de comunicação de excelência, quer pelo seu conteúdo, quer pelas técnicas e utilização das mais variadas ferramentas de monitorização.
Destinatários
- Profissionais e estudantes de Marketing, Publicidade, Comunicação, Branding e Web Design.
- Gestores de conteúdos online.
Pré-Requisitos
Conhecimentos gerais de navegação na Internet.
Programa
- Fundamentos do Blogging;
- Blogs internos e externos;
- Blogs Pessoais;
- RSS e Feeds;
- Integração de blogs numa estratégia de Social Media;
- Diferentes modelos de blogs;
- Criação e dinamização de um Blog;
- O Post e as Páginas;
- Métricas e indicadores de retorno.
Fundamentos do Blogging
- História do Blogging;
- Funções dos Blogs;
- Blogs como ferramenta de comunicação.
Blogs internos e externos
- Blogs corporativos;
- Blogs internos;
- Blog do CEO;
- Blogs múltiplos.
Blogs Pessoais
RSS e Feeds
- Definição dos conceitos;
- Aplicações e Especificidades
Integração de blogs numa estratégia de Social Media
- Importância da integração;
- Formas de integração;
- Aplicações úteis;
- Boas práticas;
- Formas de atuar;
- Tendências de mercado.
Diferentes modelos de blogs
- Shared hosting;
- Self hosting.
Criação e dinamização de um Blog
- Introdução ao WordPress;
- Configuração de um blog shared hosting;
- Funcionalidades disponíveis/possíveis.
O Post e as Páginas
- Estrutura do post;
- Integração Media Mix (Fotografia, Video, Audio).
Métricas e indicadores de retorno
- Ferramentas de monitorização;
- Métricas e indicadores.