No final do programa, os participantes deverão ser capazes de:
- Reconhecer a importância do Chefe de Vendas enquanto líder de pessoas;
- Desenvolver competências no sentido de: conduzir cada um dos elementos da sua equipa na consecução dos objetivos;
- Saber como gerir o dia-a-dia dos seus elementos, como liderar nos momentos críticos e gerir conflitos, utilizando as técnicas da Assertividade;
- Perceber as competências necessárias para a função da chefia da equipa de vendas;
- Saber aplicar os principais mecanismos de liderança;
- Saber planear, organizar, animar, motivar, supervisionar e controlar a equipa comercial.
Destinatários
Diretores Comerciais, Chefes de Vendas ou Vendedores em evolução de carreira na perspetiva da coordenação / chefia de vendas.
Metodologia
O curso assentará numa metodologia ativa e interativa baseada em oficinas práticas e exercícios. As atividades propostas para a ação incluem:
- Método ativo;
- Formação centrada no formando, promovendo a autoaprendizagem.
- Formação orientada para a prática de situações reais do quotidiano e dia-a-dia profissional utilizando role-plays, debates, e outros materiais que se verifiquem necessários que vão sendo devidamente integradas com breves enquadramentos teóricos sempre que seja necessário.
- Estratégia teórico-prática que conjuga simultaneamente os processos pedagógicos clássicos e comprovados com as tendências mais recentemente desenvolvidas em formação profissional.
- Aplicação de técnicas ativas de formação, apoiadas por diversos suportes audio-visuais e instrumentos práticos, com vista à dinamização dos participantes e à aquisição do saber-fazer.
- Fornecimento de documentação especializada relativa aos diversos conteúdos do programa.
Programa
- Enquadramento geral;
- A função de chefia de equipa de vendas;
- A liderança;
- Planear e organizar as atividades;
- Animação e motivação da equipa;
- Supervisão e controlo da equipa;
- Conclusões e encerramento da ação.
Enquadramento geral
- Introdução e objetivos;
- Validação pelo formador das necessidades específicas dos formandos.
A função de chefia de equipa de vendas
A liderança
- Os estilos de liderança
- Os níveis de maturidade dos vendedores
- Liderar de acordo com a maturidade dos vendedores
- Liderar para a eficácia e para a eficiência
- Atividades que conduzem à eficácia e eficiência?
Planear e organizar as atividades
Animação e motivação da equipa
Supervisão e controlo da equipa
Conclusões e encerramento da ação