No final desta ação, os participantes vão ser capazes de:
- Identificar sintomas e fatores de stress profissional;
- Proporcionar aos participantes a aquisição de aptidões específicas nos domínios da expressão/comunicação e das capacidades relacionais;
- Desenvolver aptidões, nomeadamente as capacidades relacionais, o poder de influência e a criatividade na resolução de problemas;
- Ajudar cada quadro dirigente, e/ou cada líder, a conhecer melhor o pessoal que, dirige e/ou lidera, bem como saber como a ele se deve dirigir;
- Apropriar-se de técnicas de Expressão/Comunicação com vista a uma melhor e mais plena relação interpessoal e a uma mais eficaz comunicação aplicada à vida profissional;
- Maximizar as qualidades, capacidades e recursos pessoais nas transações com os outros;
- Apropriar-se dos meios técnicos que potenciam a capacidade de comunicação eficaz com os outros;
- Conhecer os princípios básicos do comportamento;
- Compreender a especificidade do seu comportamento e do dos outros;
- Relacionar a sua própria conduta com as expectativas e o comportamento dos outros;
- Desenvolver um estilo eficaz de liderança que motive os seus colaboradores.
Destinatários
Todos os quadros de uma empresa ou organização.
Metodologia
O Curso de Assertividade, assentará numa metodologia ativa e interativa baseada em exercícios práticos individuais, role-plays e exercícios em grupo, tendo em vista reforçar as atitudes favoráveis à condução do desenvolvimento de Técnicas de Assertividade e de Desenvolvimento Pessoal do indivíduo.
- Método ativo, com constante interação com os participantes de maneira a que haja facilitação para a criação de ideias e confirmação dos conteúdos apreendidos.
- Vivências e exercícios que permitam a partilha e o crescimento individual.
- Formação centrada no participante, promovendo a auto-aprendizagem e a descoberta do eu e do outro.
- Brainstorming e análise de casos reais.
Programa
- Enquadramento geral
- Os princípios característicos e os direitos da Assertividade
- Estratégias de gestão de emoções
- O que é a emoção e o que é o sentimento
- O cérebro emocional e a aprendizagem; a emoção e a razão
- A inteligência emocional
- A auto-consciência
- A empatia: ler e ouvir a emoções dos outros
- A auto-motivação emocional: uma energia para a vida
- Gestão de relacionamentos em grupos
- O sucesso pessoal e organizacional
- Contribuição para o sucesso organizacional
- Encerramento da ação
Enquadramento geral
- Introdução e objetivos;
- Validação pelo formador das necessidades específicas dos formandos.
- O que é a Assertividade?
- Comportamento gera comportamento;
- Comportamentos passivos, manipuladores e agressivos.
Os princípios característicos e os direitos da Assertividade
- Os princípios característicos e os direitos da Assertividade;
- A linguagem não-verbal no comportamento Assertivo;
- A atitude assertiva e a Inteligência Emocional;
- O que é a gestão de Emoções;
- As competências base da Inteligência Emocional – Empatia, Comunicação, Assertividade e
- Relacionamento Interpessoal de Excelência;
- O domínio de si mesmo e auto-eficácia.
Estratégias de gestão de emoções
- O comportamento emocionalmente inteligente;
- Inteligência emocional e desempenho profissional;
- Estratégias da inteligência emocional.
O que é a emoção e o que é o sentimento
O cérebro emocional e a aprendizagem; a emoção e a razão
A inteligência emocional
A auto-consciência
A empatia: ler e ouvir a emoções dos outros
A auto-motivação emocional: uma energia para a vida
- Conhecer as suas próprias emoções;
- Gerir emoções e prevenir os efeitos das emoções negativas;
- O otimismo.
Gestão de relacionamentos em grupos
- Ler e interpretar os sinais sociais;
- A imagem pessoal: como somos, como queremos ser, como queremos que nos vejam e como nos vêm efetivamente.
O sucesso pessoal e organizacional
- As chaves do sucesso pessoal.
Contribuição para o sucesso organizacional
Encerramento da ação