Inovação. Criatividade. Pensamento estratégico. Foco na solução.
Estas são competências que constam em quase todas as ofertas de emprego da atualidade e que são benefícios inerentes ao Design Thinking. Mais do que processos e ferramentas, Design Thinking é um mindset com foco nas pessoas, que permite revolucionar a forma de encontrar soluções inovadoras para os problemas e desafios das organizações, empresas, governos e sociedade. Tem por objetivo fomentar uma cultura de inovação em situações e contextos complexos e de elevados níveis de incerteza, através de práticas estruturadas e ágeis, que promovem uma compreensão profunda das reais necessidades e valores das pessoas envolvidas.
Objetivos
Este curso visa capacitar os participantes para o domínio da metodologia de Design Thinking, através de uma metodologia prática que abordará sequencialmente as diversas fases do processo, promovendo:
- A imersão no mindset de design thinking;
- O desenvolvimento acelerado de conhecimentos por experimentação (Learn by Doing);
- A capacidade de adaptar e implementar a metodologia em projetos ou contextos das mais variadas naturezas;
- O know-how para facilitar workshops de co-criação.
Destinatários
Profissionais e estudantes dos mais variados domínios que pretendam desenvolver as suas competências na área de Design Thinking, para a sua aplicação e facilitação em projetos de inovação das mais variadas vertentes.
Metodologia
Formação Presencial ou Live Training (Formação Online em tempo real).
Programa
- Fundamentos de Design Thinking (12h)
- Design Thinking: Da Pesquisa à Empatia (15h)
- Workshop: Personas e Customer Journey Mapping (12h)
- Design Thinking: Ideação, Iteração e Comunicação (15h)
- Design Thinking: Prototipagem e Teste (9h)
- Planeamento e Facilitação de Workshops de Co-Criação e Design Thinking (15h)
- Projeto de Imersão: Design Thinking Experience (12h)
Fundamentos de Design Thinking
- Contexto atual da inovação.
- Design Thinking: O que é?
- Design Thinking: Para que serve?
- Design Thinking: Quais os benefícios?
- Design Thinking: Como funciona?
- Principais frameworks de Design Thinking: IDEO, d.school/Stanford, British Design Council, entre outras.
- As etapas do Design Thinking: especificidades, formas de atuar e ferramentas.
- Empathize > Define > Ideate > Prototype > Test.
- O modelo Double-Diamond.
- O perfil do Design Thinker.
- Design Thinking aplicado: casos de estudo.
Design Thinking: Da Pesquisa à Empatia
- A importância da pesquisa na contextualização da situação.
- Definição do âmbito e do alvo da pesquisa.
- Pesquisa qualitativa VS pesquisa quantitativa.
- Triangulação da Pesquisa.
- Técnicas de Desk Research
- Técnicas de Field Research
- Comunicação, Visualização e Sistematização dos resultados em Insights.
- Reenquadramento do desafio após pesquisa.
Workshop: Personas e Customer Journey Mapping
- Personas: o que são, como funcionam e para que servem;
- Atividade Prática de Co-Criação: Construção de Personas.
- Customer Journey Maps: que são, como funcionam e para servem;
- Tipos de Journey Maps, suas especificidades e aplicações.
- Atividade Prática de Co-Criação: Mapeamento da Jornada do Consumidor.
Design Thinking: Ideação, Iteração e Comunicação
- O processo de ideação: o que é e como funciona.
- Planeamento pre-ideação.
- Técnicas de ideação.
- Convergência de ideas em soluções.
- Comunicação de soluções: Pitch e Persuasive Selling.
Design Thinking: Prototipagem e Teste
- Prototipagem: o que é e como funciona.
- Protótipos de alta e baixa fidelidade.
- Técnicas de prototipagem para projetos de natureza diversos.
- Técnicas de teste e validação de protótipos.
- Processo de Iteração e melhoria.
Planeamento e Facilitação de Workshops de Co-Criação e Design Thinking
- O papel do facilitador em workshops de co-criação e design thinking;
- Planeamento e preparação;
- Constituição de equipas;
- Facilitação Online VS Facilitação Presencial;
- Construção e preparação de canvas para grupos e objetivos específicos;
- Utilização do Miro para facilitação;
- Técnicas de Facilitação para as diversas fases do Design Thinking;
- Gestão de situações e pessoas difíceis;
- Técnicas de observação, comunicação e feedback;
- Prática de briefing e debriefing em projetos.
Projeto de Imersão: Design Thinking Experience