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Especializado Design Thinking

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Inovação. Criatividade. Pensamento estratégico. Foco na solução.

Estas são competências que constam em quase todas as ofertas de emprego da atualidade e que são benefícios inerentes ao Design Thinking. Mais do que processos e ferramentas, Design Thinking é um mindset com foco nas pessoas, que permite revolucionar a forma de encontrar soluções inovadoras para os problemas e desafios das organizações, empresas, governos e sociedade. Tem por objetivo fomentar uma cultura de inovação em situações e contextos complexos e de elevados níveis de incerteza, através de práticas estruturadas e ágeis, que promovem uma compreensão profunda das reais necessidades e valores das pessoas envolvidas.

Objetivos

Este curso visa capacitar os participantes para o domínio da metodologia de Design Thinking, através de uma metodologia prática que abordará sequencialmente as diversas fases do processo, promovendo:

  • A imersão no mindset de design thinking;
  • O desenvolvimento acelerado de conhecimentos por experimentação (Learn by Doing);
  • A capacidade de adaptar e implementar a metodologia em projetos ou contextos das mais variadas naturezas;
  • O know-how para facilitar workshops de co-criação.

Destinatários

Profissionais e estudantes dos mais variados domínios que pretendam desenvolver as suas competências na área de Design Thinking, para a sua aplicação e facilitação em projetos de inovação das mais variadas vertentes.

Metodologia

Formação Presencial ou Live Training (Formação Online em tempo real).

Programa

  • Fundamentos de Design Thinking (12h)
  • Design Thinking: Da Pesquisa à Empatia (15h)
  • Workshop: Personas e Customer Journey Mapping (12h)
  • Design Thinking: Ideação, Iteração e Comunicação (15h)
  • Design Thinking: Prototipagem e Teste (9h)
  • Planeamento e Facilitação de Workshops de Co-Criação e Design Thinking (15h)
  • Projeto de Imersão: Design Thinking Experience (12h)

Fundamentos de Design Thinking

  • Contexto atual da inovação.
  • Design Thinking: O que é?
  • Design Thinking: Para que serve?
  • Design Thinking: Quais os benefícios?
  • Design Thinking: Como funciona?
  • Principais frameworks de Design Thinking: IDEO, d.school/Stanford, British Design Council, entre outras.
  • As etapas do Design Thinking: especificidades, formas de atuar e ferramentas.
    • Empathize > Define > Ideate > Prototype > Test.
  • O modelo Double-Diamond.
  • O perfil do Design Thinker.
  • Design Thinking aplicado: casos de estudo.

Design Thinking: Da Pesquisa à Empatia

  • A importância da pesquisa na contextualização da situação.
  • Definição do âmbito e do alvo da pesquisa.
  • Pesquisa qualitativa VS pesquisa quantitativa.
  • Triangulação da Pesquisa.
  • Técnicas de Desk Research
  • Técnicas de Field Research
  • Comunicação, Visualização e Sistematização dos resultados em Insights.
  • Reenquadramento do desafio após pesquisa.

Workshop: Personas e Customer Journey Mapping

  • Personas: o que são, como funcionam e para que servem;
  • Atividade Prática de Co-Criação: Construção de Personas.
  • Customer Journey Maps: que são, como funcionam e para servem;
  • Tipos de Journey Maps, suas especificidades e aplicações.
  • Atividade Prática de Co-Criação: Mapeamento da Jornada do Consumidor.

Design Thinking: Ideação, Iteração e Comunicação

  • O processo de ideação: o que é e como funciona.
  • Planeamento pre-ideação.
  • Técnicas de ideação.
  • Convergência de ideas em soluções.
  • Comunicação de soluções: Pitch e Persuasive Selling.

Design Thinking: Prototipagem e Teste

  • Prototipagem: o que é e como funciona.
  • Protótipos de alta e baixa fidelidade.
  • Técnicas de prototipagem para projetos de natureza diversos.
  • Técnicas de teste e validação de protótipos.
  • Processo de Iteração e melhoria.

Planeamento e Facilitação de Workshops de Co-Criação e Design Thinking

  • O papel do facilitador em workshops de co-criação e design thinking;
  • Planeamento e preparação;
  • Constituição de equipas;
  • Facilitação Online VS Facilitação Presencial;
  • Construção e preparação de canvas para grupos e objetivos específicos;
  • Utilização do Miro para facilitação;
  • Técnicas de Facilitação para as diversas fases do Design Thinking;
  • Gestão de situações e pessoas difíceis;
  • Técnicas de observação, comunicação e feedback;
  • Prática de briefing e debriefing em projetos.

Projeto de Imersão: Design Thinking Experience

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Especializado Design Thinking

Design Thinking | 90h - e-learning


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