FUNDAMENTOS DE MOTION GRAPHICS DESIGN
Conceitos de Motion Graphics
A Evolução de Motion Graphics
Integração de Motion Graphics com outras tecnologias
Exemplos práticos de Motion Graphics na Cinema
Exemplos práticos de Motion Graphics na Publicidade
Branding e Motion Graphics
WORKSHOP: PIPELINE E WORKFLOW EM MOTION GRAPHICS DESIGN
Consolidação de softwares
- Criar vectores no illustrator
- Editar várias imagens no photoshop
- Animar objetos e imagens no after effects
ADOBE AFTER EFFECTS
Apresentação do workspace
- Organização do Workspace
- Distribuição das janelas de trabalho
- Configurar atalhos
Vídeo e formatos de imagem
- Standards e Normas
- Presets para finalidades diferentes
Fundamentos de Layers: Animação e Keyframes
- Manipulação e Operações elementares de layers
- Propriedades e Keyframing / Animação de layers
- Gestão de layers e organização durante a animação
- Controlo de motion paths, orientação e keyframes
- Aplicação e conceitos para gerar motion blur
Pré-Composições, Grupos, Duplicação de Elementos
- Pré-Composições e Grupos
- Noções de instâncias / Clones
- Inverter o tempo de uma animação
- Assistentes de animação: Motion Sketch, Smoother, Wiggler
Máscaras
- Desenho vectorial, ferramentas criação de máscaras e importação
- Gestão, protecção, cópia e duplicações de máscaras
- Propriedades de Máscaras: Expansão, Feather, Rotação e Transformação e Modos
- Máscaras como ferramenta de criação gráfica e como ferramenta de uso em Filtros
- Animação da forma, posição, feather e opacidade da máscara
Shape Layers e Animação de Texto
- Conceitos de formas vectoriais
- Shape Layers vs Mascaras
- Ferramentas de Criação, Importação, Conversão de Shape Layers
- Criação e Manipulação de Texto – Animators
Workflow Adobe
- Integração com ficheiros Photoshop & Illustrator
Técnicas Avançadas : Parenting, Hierarquias e Offsets
- Parenting entre layers e parenting entre propriedades de filtros
- Técnicas de Offset // Filtros de Offset
Manipulação de Vídeo: Chromakey e Correcção de Cor
- Noções de Chromakey
- WorkFlow de Chromakey e Integração num Vídeo
- Diferentes ferramentas para cor no AE
Manipulação de Vídeo: Tracking 2D e Estabilização
- Noções de Tracking 2D
- Técnicas de Motion Tracking // Tracking de 1 ponto, 2 pontos
- Estabilização de imagem
Finalização, Rendering e Exportação
- Render do projecto: Render settings e output module
- Optimização do Render
- Render Queue e Media Encoder
- Integrações com streaming e redes sociais
- Dúvidas Finais e Revisão do Curso
ADOBE AFTER EFFECTS AVANÇADO
Composição 2D e 3D
- Características de uma composição 2D vs. 3D
- O espaço 3D no After Effects
- Exploração de vistas simultâneas para melhor funcionalidade e controlo das animações
Layers e keyframes
- Propriedades dos layers, manuseamento e proteção
- Criar textos 2D e 3D
- Criação de formas a partir de vetores
- Movimentação e rotações, utilizando os valores de X, Y e Z
- Animações com movimento no espaço tridimensional
- Utilização de vistas simultâneas ou de diferentes áreas de composição
- Time Remmaping e stretch para alteração de velocidades e duração de clips vídeo
- Relações de parent-children entre layers
- Criação e utilizações de Null Objects
- Aplicação de motion blur em imagens estáticas para maior realismo;
- Criação de luzes e interação da iluminação com as layers
- Layers definidoras da projeção da luz
- Animação das luzes no espaço e nas propriedades
Máscaras
- Criar e manipular máscaras avançadas
- Chroma Keying vs. Retirar backgrounds com recurso a máscaras
- Proteção, cópia e duplicações de máscaras
- Animação da forma, posição, feather e opacidade da máscara
Presets e efeitos
- Diferentes tipos de efeitos
- Diferentes opções de efeitos nos layers
- Simulações vs. Geradores vs. Distorções
Controlos de animação
- Track motion
- Efeitos e presets
- Animações de vetores
- Conteúdos
- Animadores
- Animar textos
- Animação por keyframes vs. Expressões
- Alguns tipos de expressões no AE
- Pincel Rotoscópio
- Pin de Marionete
- Análise e aplicação de presets de animações e o seu manuseamento
- Time remapping e aplicação de efeitos de Delay ou Backwards
- Animações com recurso a áudio
- Criação de câmaras
- Propriedades da câmara
Profundidade de campo, focagem, distância focal
- Animação de câmaras em layers 2D e 3D
- Transições entre câmaras
- Criação de luzes e a sua interação com as câmaras
- Animação das luzes no espaço e nas propriedades
- Exploração dos vários tipos de luz durante as animações
Execução de plugins próprios
Export e renderização
- Parâmetros de export vários formatos e aplicações
- Criar presets de exportações
- Utilização de vídeos ou imagens para a construção de uma animação demonstrativa
- 3D de Photoshop
PROJETO
CINEMA 4D
Apresentação do workspace
- Conhecer o workspace
- Conhecer as diferentes organizações do Workspace
- Configurar atalhos
Configurar um projeto
- Definir render settings
- Entender diferentes renders
- Standard
- Physical
- Open GL
- Etc.
- Entender outputs
- Utilizar effects
Ferramentas básicas
- Live selection
- Move tool
- Scale Tool
- Rotate Tool
Entender o espaço 3D
- Entender X,Y e Z
- Compreender o espaço por coordenadas
- Identificar as melhores configurações dos objetos para diferentes objetivos
Criar objetos
- Utilizar modelos simples
- Utilizar modelos complexos
- Utilizar a Pen Tool
- Entender a Mesh
Editar objetos
- Editar por pontos
- Editar por arestas
- Editar por polígonos
- Criar subdivisões
- Modelar objetos
- Deformar objetos
- Criar elementos 3D a partir de elementos 2D
Fundos e elementos de ambiente
- Floor
- Sky
- Environment
- Foreground
- Background
- etc.
Materiais
- Noções básicas, cor, reflexão e iluminação
- Criar diferentes tipos de materiais
- Aplicar diferentes tipos de materiais
Criação de câmaras para o espaço 3D
- Diferentes tipos de câmaras disponíveis
- Definições da câmara
- Movimentar a câmara
- Definir várias câmaras
Iluminar a cena 3D
- Diferentes tipos de iluminação
- Inserir no espaço luzes
- Modelar luzes
- Configurações standard de iluminação
Animação 3D
- O editor de tempo
- Animar no Cinema 4D
- Principios básicos de keyframing
- MoGraph
- Simulações dinâmicas
- Efeitos dinâmicos
Renderizar
- Render View
- Render Region
- Render Active Objects
- Render to Picture View
- Render Queue
- Team Render Machines
WORKSHOP VFX: INTEGRAÇÃO CINEMA 4D E AE
Apresentação do worflow
- Conhecer o Cineware
- Uma cena Cinema 4D dentro do AE
Criar animações
- Importar uma animação do Cinema4D para o AE
- Animar a cena Cinema 4D dentro do AE
Renderização
- Várias formas de exportar uma animação final
- CE Edição de vídeo Objectivos:
- Reconhecer a relevância do audiovisual no mundo atual
PROJETO