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Especializado Motion Design

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Motion design, como design em movimento, é uma forma de design de comunicação que permite combinar e manipular livremente objetos visuais, temporalizados ou não, nas suas dimensões de tempo e de espaço, geralmente em simultâneo com música, sons e efeitos sonoros. As aplicações do Motion Design no quotidiano encontram-se no cinema, na TV, em experiências plásticas de alguns tipos de animações e instalações artísticas, entre outras.

O Curso Especializado de Motion Design proporciona o domínio das ferramentas de produção e motion design da Adobe, contemplando as aplicações Adobe Photoshop, Adobe After Effects, Adobe Premiere Pro e Adobe Audition. No final do curso, prevê-se a realização de um projeto, que permite a aplicação de todos os conhecimentos e competências desenvolvidos ao longo do curso, de forma integrada.

Objetivos

Dotar os participantes dos conhecimentos teóricos e competências necessários para realizar tarefas de motion design e edição de vídeo, recorrendo às ferramentas profissionais de produção da Adobe.

Destinatários

Todos os interessados em adquirir e/ou aprofundar conhecimentos de edição de vídeo e motion design, através da utilização completa das ferramentas de produção da Adobe.

Pré-Requisitos

Conhecimento elementar do sistema operativo na ótica do utilizador.

Metodologia

Formação Presencial ou Live Training (Formação Online Síncrona).

Programa

  • Fundamentos de Motion Graphics Design (6h)
  • Adobe After Effects (30h)
  • Adobe After Effects Avançado (30h)
  • Workshop: Pipeline e Workflow em Motion Graphics Design (3h)
  • Projeto (12h)
  • Cinema 4D (42h)
  • Workshop VFX: Integração Cinema 4D e AE (3h)
  • Projeto (18h)
FUNDAMENTOS DE MOTION GRAPHICS DESIGN

Conceitos de Motion Graphics

A Evolução de Motion Graphics

Integração de Motion Graphics com outras tecnologias

Exemplos práticos de Motion Graphics na Cinema

Exemplos práticos de Motion Graphics na Publicidade

Branding e Motion Graphics

WORKSHOP: PIPELINE E WORKFLOW EM MOTION GRAPHICS DESIGN

Consolidação de softwares

  • Criar vectores no illustrator
  • Editar várias imagens no photoshop
  • Animar objetos e imagens no after effects
ADOBE AFTER EFFECTS

Apresentação do workspace

  • Organização do Workspace
  • Distribuição das janelas de trabalho
  • Configurar atalhos

Vídeo e formatos de imagem

  • Standards e Normas
  • Presets para finalidades diferentes

Fundamentos de Layers: Animação e Keyframes

  • Manipulação e Operações elementares de layers
  • Propriedades e Keyframing / Animação de layers
  • Gestão de layers e organização durante a animação
  • Controlo de motion paths, orientação e keyframes
  • Aplicação e conceitos para gerar motion blur

Pré-Composições, Grupos, Duplicação de Elementos

  • Pré-Composições e Grupos
  • Noções de instâncias / Clones
  • Inverter o tempo de uma animação
  • Assistentes de animação: Motion Sketch, Smoother, Wiggler

Máscaras

  • Desenho vectorial, ferramentas criação de máscaras e importação
  • Gestão, protecção, cópia e duplicações de máscaras
  • Propriedades de Máscaras: Expansão, Feather, Rotação e Transformação e Modos
  • Máscaras como ferramenta de criação gráfica e como ferramenta de uso em Filtros
  • Animação da forma, posição, feather e opacidade da máscara

Shape Layers e Animação de Texto

  • Conceitos de formas vectoriais
  • Shape Layers vs Mascaras
  • Ferramentas de Criação, Importação, Conversão de Shape Layers
  • Criação e Manipulação de Texto – Animators

Workflow Adobe

  • Integração com ficheiros Photoshop & Illustrator

Técnicas Avançadas : Parenting, Hierarquias e Offsets

  • Parenting entre layers e parenting entre propriedades de filtros
  • Técnicas de Offset // Filtros de Offset

Manipulação de Vídeo: Chromakey e Correcção de Cor

  • Noções de Chromakey
  • WorkFlow de Chromakey e Integração num Vídeo
  • Diferentes ferramentas para cor no AE

Manipulação de Vídeo: Tracking 2D e Estabilização

  • Noções de Tracking 2D
  • Técnicas de Motion Tracking // Tracking de 1 ponto, 2 pontos
  • Estabilização de imagem

Finalização, Rendering e Exportação

  • Render do projecto: Render settings e output module
  • Optimização do Render
  • Render Queue e Media Encoder
  • Integrações com streaming e redes sociais
  • Dúvidas Finais e Revisão do Curso
ADOBE AFTER EFFECTS AVANÇADO

Composição 2D e 3D

  • Características de uma composição 2D vs. 3D
  • O espaço 3D no After Effects
  • Exploração de vistas simultâneas para melhor funcionalidade e controlo das animações

Layers e keyframes

  • Propriedades dos layers, manuseamento e proteção
  • Criar textos 2D e 3D
  • Criação de formas a partir de vetores
  • Movimentação e rotações, utilizando os valores de X, Y e Z
  • Animações com movimento no espaço tridimensional
  • Utilização de vistas simultâneas ou de diferentes áreas de composição
  • Time Remmaping e stretch para alteração de velocidades e duração de clips vídeo
  • Relações de parent-children entre layers
  • Criação e utilizações de Null Objects
  • Aplicação de motion blur em imagens estáticas para maior realismo;
  • Criação de luzes e interação da iluminação com as layers
  • Layers definidoras da projeção da luz
  • Animação das luzes no espaço e nas propriedades

Máscaras

  • Criar e manipular máscaras avançadas
  • Chroma Keying vs. Retirar backgrounds com recurso a máscaras
  • Proteção, cópia e duplicações de máscaras
  • Animação da forma, posição, feather e opacidade da máscara

Presets e efeitos

  • Diferentes tipos de efeitos
  • Diferentes opções de efeitos nos layers
  • Simulações vs. Geradores vs. Distorções

Controlos de animação

  • Track motion
  • Efeitos e presets
  • Animações de vetores
  • Conteúdos
  • Animadores
  • Animar textos
  • Animação por keyframes vs. Expressões
  • Alguns tipos de expressões no AE
  • Pincel Rotoscópio
  • Pin de Marionete
  • Análise e aplicação de presets de animações e o seu manuseamento
  • Time remapping e aplicação de efeitos de Delay ou Backwards
  • Animações com recurso a áudio
  • Criação de câmaras
  • Propriedades da câmara

Profundidade de campo, focagem, distância focal

  • Animação de câmaras em layers 2D e 3D
  • Transições entre câmaras
  • Criação de luzes e a sua interação com as câmaras
  • Animação das luzes no espaço e nas propriedades
  • Exploração dos vários tipos de luz durante as animações

Execução de plugins próprios

  • Guardar Presets

Export e renderização

  • Parâmetros de export vários formatos e aplicações
  • Criar presets de exportações
  • Utilização de vídeos ou imagens para a construção de uma animação demonstrativa
  • 3D de Photoshop
PROJETO
CINEMA 4D

Apresentação do workspace

  • Conhecer o workspace
  • Conhecer as diferentes organizações do Workspace
  • Configurar atalhos

Configurar um projeto

  • Definir render settings
  • Entender diferentes renders
  • Standard
  • Physical
  • Open GL
  • Etc.
  • Entender outputs
  • Utilizar effects

Ferramentas básicas

  • Live selection
  • Move tool
  • Scale Tool
  • Rotate Tool

Entender o espaço 3D

  • Entender X,Y e Z
  • Compreender o espaço por coordenadas
  • Identificar as melhores configurações dos objetos para diferentes objetivos

Criar objetos

  • Utilizar modelos simples
  • Utilizar modelos complexos
  • Utilizar a Pen Tool
  • Entender a Mesh

Editar objetos

  • Editar por pontos
  • Editar por arestas
  • Editar por polígonos
  • Criar subdivisões
  • Modelar objetos
  • Deformar objetos
  • Criar elementos 3D a partir de elementos 2D

Fundos e elementos de ambiente

  • Floor
  • Sky
  • Environment
  • Foreground
  • Background
  • etc.

Materiais

  • Noções básicas, cor, reflexão e iluminação
  • Criar diferentes tipos de materiais
  • Aplicar diferentes tipos de materiais

Criação de câmaras para o espaço 3D

  • Diferentes tipos de câmaras disponíveis
  • Definições da câmara
  • Movimentar a câmara
  • Definir várias câmaras

Iluminar a cena 3D

  • Diferentes tipos de iluminação
  • Inserir no espaço luzes
  • Modelar luzes
  • Configurações standard de iluminação

Animação 3D

  • O editor de tempo
  • Animar no Cinema 4D
  • Principios básicos de keyframing
  • MoGraph
  • Simulações dinâmicas
  • Efeitos dinâmicos

Renderizar

  • Render View
  • Render Region
  • Render Active Objects
  • Render to Picture View
  • Render Queue
  • Team Render Machines
WORKSHOP VFX: INTEGRAÇÃO CINEMA 4D E AE

Apresentação do worflow

  • Conhecer o Cineware
  • Uma cena Cinema 4D dentro do AE

Criar animações

  • Importar uma animação do Cinema4D para o AE
  • Animar a cena Cinema 4D dentro do AE

Renderização

  • Várias formas de exportar uma animação final
  • CE Edição de vídeo Objectivos:
  • Reconhecer a relevância do audiovisual no mundo atual
PROJETO
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Especializado Motion Design

Video e Motion Design | 144h - e-learning


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