Sob o lema “Packets never lie!”, os formandos irão, neste curso de forte componente prática, construir um laboratório e, com recurso às soluções da Colasoft – Capsa Enterprise e nChronos – terão a oportunidade de analisar diversos cenários reais de tráfego de rede, por forma a detetar atividades maliciosas.
A crescente complexidade e diversidade de sistemas, aplicações e tecnologias de comunicação acarreta dificuldades acrescidas para as organizações, de modo a que os respetivos profissionais possam ter uma adequada visibilidade e controlo sobre o tráfego de rede existente.
Frequentemente, encontram-se camuflados problemas de performance ou anomalias em diversos elementos existentes nas infraestruturas comunicações, resultantes de falhas no seu funcionamento ou na sua configuração.
O domínio da segurança é, igualmente, um fator de extrema importância, em consequência de ataques cada vez mais sofisticados, explorando vulnerabilidades diversas, a que acresce ainda a real impreparação da grande maioria dos utilizadores.
Objetivos
Dotar os formados com os conhecimentos necessários e heurísticos para poderem proceder à análise do tráfego de rede nas suas organizações – ou noutras em que efetuem auditorias – de modo a detetarem anomalias, aferir níveis de performance ou situações que coloquem em causa a segurança.
Assim, no final do mesmo, os formandos estarão aptos a:
- Identificar os principais protocolos de rede, bem como familiarizados com os modelos OSI, TCP/IP e serviços associados
- Definir formas de captura de tráfego, consoante os cenários com os quais sejam confrontados
- Proceder à captura, análise e monitorização do tráfego de rede;
- Identificar situações anómalas ou potencialmente problemáticas;
- Realizar análise aplicacional e de transações TCP
- Elaborar procedimentos de alarmística e de filtragem;
- Definir e gerar relatórios relativos ao tráfego de rede;
- Identificar os principais componentes ao nível da descodificação de pacotes;
- Analisar processos locais (Capsa);
- Realizar análise retrospetiva/forense (nChronos).