A linguagem Java é a linguagem que tradicionalmente tem sido utilizada para a criação de apps nativas para o Android. Tem também uma utilização universal, nomeadamente na criação de aplicações empresariais e no desenvolvimento de sites Web.
O curso de programação Java para Android tem como objetivo dotar os formandos dos conhecimentos teóricos e práticos necessários para utilizar a linguagem Java para a criação de aplicações.
Destinatários
Destina-se a programadores que pretendam aprender a utilizar a linguagem Java.
Pré-Requisitos
Este curso apresenta como pré-requisito gosto e apetência pelo desenvolvimento de apps para equipamentos móveis. Conhecimentos de algoritmia e experiência em linguagens de programação.
Metodologia
Presencial ou live training.
Programa
- Características da Linguagem
- Java Technology Overview
- Paradigma de Orientação a Objectos
- Messaging
- Desenvolvimento de Aplicações Java
- Introdução à Linguagem Java
- Instanciação
- Variáveis e Tipos de Dados
- Operadores e Expressões
- Arrays
- Controlo de Fluxo
- String e StringBuffer
- Herança
- Framework Java
- Qualificadores e Modificadores de Acesso
- Polimorfismo
- Tratamento de Excepções
- Características da Linguagem
- Java SE, EE and ME
- Paradigma de Orientação a Objectos
- Messaging
- Desenvolvimento de Aplicações Java
- Introdução à Linguagem Java
- Instanciação
- Variáveis e Tipos de Dados
- Operadores e Expressões
- Arrays
- Controlo de Fluxo
- String e StringBuffer
- Herança
- Framework Java
- Qualificadores e Modificadores de Acesso
- Polimorfismo
- Tratamento de Excepções
Características da Linguagem
Java Technology Overview
Paradigma de Orientação a Objectos
Messaging
Desenvolvimento de Aplicações Java
Introdução à Linguagem Java
Instanciação
Variáveis e Tipos de Dados
Operadores e Expressões
Arrays
Controlo de Fluxo
String e StringBuffer
Herança
Framework Java
Qualificadores e Modificadores de Acesso
Polimorfismo
Tratamento de Excepções
Características da Linguagem
- Java Virtual Machine
- Interpretada
- Portabilidade
- Multithreaded
- Carga Dinâmica de Código
- Orientação a Objectos
- Java Technology Overview
Java SE, EE and ME
- Java Virtual Machine (JVM)
- Software Based Technology
- Java Run-Time Environment (JRE)
- Garbage Collector
Paradigma de Orientação a Objectos
- Abstração
- Encapsulamento de Atributos e Comportamentos
- Usar o UML
- Exercício: Criar dois diagramas de UML
Messaging
- Definição de métodos e chamadas
- Parâmetros/Argumentos
- Retorno
Desenvolvimento de Aplicações Java
- Ferramentas de Desenvolvimento Java
- Criação de ficheiros JAR
- Escrever, compilar e executar aplicações Java
Introdução à Linguagem Java
- Sintaxe e palavras-chave da linguagem
- Identificadores e convenções da linguagem
Instanciação
- Object Blueprint
- Classes e Objectos Definição
- Declaração de Classes
- Instâncias
Variáveis e Tipos de Dados
- Atribuição e declaração de variáveis
- Tipos de dados Primitivos e de Referência/Objetos
- Casting de tipos de dados
- Escopo de variáveis
Operadores e Expressões
- Funcionalidade
- Precedência
Arrays
- Definição de Arrays
- Declaração, atribuição e instanciação de Array
- Atribuição e leitura de índices
- Exercício: Array simples
Controlo de Fluxo
String e StringBuffer
- String
- StringBuilder
- Exercício: String &amp StringBuilder na API
Herança
- Hierarquia da Herança
- SubClass e SuperClass
- Re-definição de Métodos
- Dynamic Method Binding
Framework Java
- Pacotes de Classes
- Application Programming Interface (API)
- Documentação da API
Qualificadores e Modificadores de Acesso
- Para: Classes, Variáveis e Metodos
- Interface de Objecto pública e implementação privada
Polimorfismo
- Variáveis, parâmetros e arrays polimorficos
Tratamento de Excepções
- Objectos de Excepção
- try/catch/finally statement
- Javas Catch ou Specify Requirement
- Collections
- Vector, Enumeration, List etc.
- Input Output
- Input e Output Streams
- Leitura e Escrita local e remota
- Persistência de Objeto Serialização