Uma organização que detém um conhecimento profundo do comportamento do consumidor apresenta hoje uma vantagem competitiva ímpar no mercado, tornando o mapeamento da jornada do consumidor (customer journey mapping) uma ferramenta fundamental para a inovação e o desenho de experiências diferenciadoras e completamente ajustadas às necessidades e motivações do consumidor.
O customer journey map é uma representação de todas as experiências que o consumidor vive com uma determinada marca/empresa, desde o seu primeiro contacto até à sua relação pós-compra, e permite uma identificação clara do que motiva um consumidor a iniciar a sua jornada, as diversas fases que a constituem, os canais e os pontos de contacto preferenciais, os conteúdos mais valorizados, os momentos positivos e negativos, entre outras informações relevantes.
Objetivos
Este curso tem como objetivos:
Dotar os participantes com os conhecimentos e as competências necessários para recolher e analisar a informação necessária para construir personas e os respetivos customer journey maps, assim como comunicar os seus resultados e articulá-los efetivamente com as estratégias de comunicação e produto
Destinatários
Profissionais e estudantes dos mais variados domínios que pretendam desenvolver as suas competências na área de Design Thinking.
Pré-Requisitos
Conhecimentos de Design Thinking e/ou frequência do curso Fundamentos de Design Thinking.
Programa
- Personas: o que são, como funcionam e para que servem.
- Atividade Prática de Co-Criação: Construção de Personas.
- Customer Journey Maps: que são, como funcionam e para servem.
- Tipos de Journey Maps, suas especificidades e aplicações.
- Atividade Prática de Co-Criação: Mapeamento da Jornada do Consumidor.