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Gestão de Projetos

 

 

O que é?

Um projeto define-se como uma tarefa temporária realizada para produzir um produto, serviço ou resultado único, e é constituído por três componentes: um objetivo ou resultado específico, um prazo ou data para início e fim, e recursos limitados sejam monetários, humanos, materiais ou equipamentos. ​

A gestão de projetos é o processo de guiar esse projeto, desde o seu início, pela sua execução e até ao seu fim. ​​

 

Porquê apostar numa carreira em Gestão de Projetos?

Cada vez mais numerosos, complexos e essenciais à rentabilidade e competitividade das empresas, os projetos tornam-se difíceis de gerir. A utilização de abordagens estruturadas, ou metodologias, para a sua gestão é crucial para assegurar uma maior taxa de sucesso, isto é, a obtenção do resultado pretendido, dentro do orçamento e prazos estabelecidos. Sejam elas tradicionais, ágeis ou mistas, a quase totalidade das empresas atuais usa algum tipo de metodologia de Gestão de Projetos e necessita de profissionais com competências específicas nesta área. ​

Sabias que, de acordo com o relatório Job Growth, 2017-2027 do PMI – Project Management Institute, em 2027 existirão cerca de 87.7 milhões de empregos em funções de Gestão de Projetos?

  • Condições salariais atrativas;
  • Empregabilidade elevada;
  • Aplicabilidade em diversos setores;
  • Oportunidades profissionais dentro e fora do país;

 

Quem são e o que fazem os profissionais de Gestão de Projetos?

Dentro da Gestão de Projetos existem várias profissões, entre as quais:

  • Assistant Project Manager:

É, geralmente, uma função de entrada na área. Não é uma função de secretariado, mas de apoio ao Project Manager, realizando as atividades da gestão de projetos que são normalmente mais standardizadas e de baixo risco como a monitorização do progresso do projeto, criação de relatórios sobre cumprimento de prazos, budget e alocação de recursos, identificação e comunicação de problemas.

  • Project Manager:

O seu papel fundamental é assegurar que o projeto é realizado com sucesso e, em função disso, motivar a sua equipa, planeando, coordenando e assegurando que as tarefas são realizadas. As suas tarefas mais comuns incluem: planear e gerir o cronograma geral do projeto, prever e gerir os principais problemas e conflitos, gerir o âmbito do projeto, comunicar de forma transparente todas as informações e status do projeto, prever e gerir os principais riscos, desenvolver e implementar métricas para o acompanhamento e avaliação da execução do projeto.

  • Agile Project Manager:

Este profissional tem as mesmas responsabilidades que as do Project Manager, mas num ambiente Agile, onde por norma o seu  papel é mais fluído, mais focado na colaboração e menos numa hierarquia formal. Tem sobretudo o papel de facilitador ou “coach”, dando mais responsabilidades aos elementos da equipa mas com a preocupação de eliminar potenciais obstáculos à prossecução do projeto. Faz parte das suas responsabilidades assegurar que a equipa domina as novas ferramentas, workflows e processos, mais dinâmicos em ambientes Agile.​

  • Program Manager:

O Program Manager coordena equipas que trabalham em vários projetos mas, ao contrário do Project Manager, não gere os projetos individuais. A sua responsabilidade é garantir que um conjunto de projetos relacionados, ou programa, entrega os produtos ou resultados esperados, no prazo e dentro do orçamento estabelecidos.

 

Qual o perfil de um profissional de Gestão de Projetos?

A Gestão de Projetos é uma função complexa, onde nunca há um dia igual. ​Para ser um bom Project Manager é necessário competências técnicas, de negócio e de liderança, pois no seu dia a dia, será colega, supervisor e líder, tudo ao mesmo tempo. Se preferes diversidade, gostas de desafios e pessoas e és organizado, esta pode ser a área para ti.

  • Capacidade de liderança;
  • Boa comunicação;
  • Capacidade de organização e gestão de tempo;
  • Capacidade de negociação;

 

 

Ok, é mesmo isto que eu quero! Onde começo?​​

A GALILEU disponibiliza formação de longa duração que te permite iniciar uma carreira profissional na área de Project Management.

Iniciado Intermédio Avançado
Project Manager

 

O que dizem sobre as Carreiras Profissionais?

“[Esta formação] permitiu-me encontrar uma oportunidade na área que queria.”

 Sara Martins, Formanda de Project Manager

“As aulas correram muito bem e todos os conteúdos do curso foram devidamente lecionados. Certamente que valerá a pena e terá impacto a nível profissional. Vejo isto como um primeiro passo num longo percurso de aprendizagem. A componente prática associada é de grande valor, permitindo praticar e aplicar os conceitos adquiridos.”

João Gaspar, Formando de Project Manager

“A certificação foi também relevante na função de consultor em alguns projetos, onde os conhecimentos teóricos e práticos obtidos na formação permitiram uma maior eficácia na conclusão das tarefas delineadas.”

Paulo Batista, Formador

 

Carreiras Profissionais​​

As Carreiras Profissionais GALILEU são percursos de formação de média-longa duração, especialmente preparados para responder às necessidades atuais de competências, no mercado de trabalho.

As Carreiras Profissionais GALILEU foram desenhadas para potenciar a tua:

  • Entrada no Mercado de Trabalho / Empregabilidade;
  • Progressão de Carreira;
  • Especialização.