Comunicar e Apresentar: Importância na Função e Impactos
A Comunicação como Competência Transversal
As Caraterísticas da Comunicação
As Atitudes Chave na Comunicação: Auto- Confiança Empatia, Escuta Ativa, Assertividade
As Barreiras da Comunicação
Objetivar e Sistematizar para Captar Atenção
Comunicar de forma Positiva para Marcar e Criar recetividade
Princípios de Influência para Motivar para a Ação
Linguagem Corporal – a Magia dos primeiros 30’s – Comunicar para envolver
- Voz (tom, dicção, ritmo, modulação, pausas)
- As muletas da comunicação (como evitar uhhns e ahhhhs e palavras repetidas inconscientemente)
- Rapport Corporal e Verbal
Gerar emoções para gerar apresentações de sucesso
Falar em público: trauma ou privilégio? O papel da Autoconfiança e do autocontrolo no momento de falar em público – Inteligência Emocional e Sucesso nas Apresentações
Stress e Pressão Benefícios e Desvantagens
Auto – Consciência para melhorar a Inteligência Emocional
Gere Emoções – Técnicas de Gestão de Stress Ansiedade e Pressão
Organizar, Sistematizar e Planear o Sucesso da Comunicação
Qual o objetivo da apresentação
Impacto do discurso: o que gostava que a minha audiência soubesse, fizesse e sentisse? O que ganham com a minha apresentação
Elementos que tornam o discurso fluido e dinâmico (conceito inesperado, analogia, humor, histórias)
Técnica Pecha kucha
Conduzir apresentações
Estrutura de uma apresentação/ reunião
- Abertura – Vários exemplos que resultam
- Mensagem essencial e argumentos
- Fecho
- Técnicas de Síntese e Objetividade
- Treino escrito e Oral
Bases do storytelling e Metodologias Pedagógicas para Motivar e Conduzir reuniões e apresentações
Criar a estrutura da apresentação a partir de duas fórmulas e uma matriz
- Fórmula 1 – SPA – story, point, application
- Fórmula 2– Posição; problema; possibilidades,
Matriz de posicionamento (o que é e como se usa em apresentações)
Recursos visuais e áudio como adaptá-los à mensagem e à “história” que queremos contar
Vídeos e dinâmicas para envolver participantes
Comunicar e Apresentar para Todos – O Sucesso da Entrega
Diferentes Personalidades Diferentes Estilos
Adaptar aos Estilos de Apreensão para ter participantes mais atentos e envolvidos
Públicos Alvo – Adaptar a Cada Publico e ao seus estilo DISC
Movimentação em sala (teoria do quadrado)
Técnica do Farol – A importância do olhar
Regras de utilização dos recursos visuais e áudio