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Especializado Desenvolvimento de Aplicações para Android

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Desde o lançamento dos smartphones no mercado, é crescente a procura por profissionais que dominem a programação para Android – principalmente, por empresas que se dedicam em exclusivo à produção das aplicações Android. O desenvolvimento de uma aplicação para Web ou Mobile pode, à primeira vista, apresentar algumas semelhanças no entanto, os desafios são distintos. O número de profissionais qualificados para o desenvolvimento de aplicações mobile – Android – continua insuficiente e não acompanha a procura existente no mercado, tornando-se numa excelente oportunidade de carreira.

Este curso tem como objetivos:
Dotar os participantes de conhecimentos e competências necessários para o desenvolvimento de aplicações para Android, recorrendo a programação em Java.

 

Destinatários

Todos os interessados – maioritariamente programadores – em adquirir e/ou aprofundar conhecimentos de desenvolvimento de aplicações para Android.

Pré-Requisitos

Conhecimentos e experiência em qualquer linguagem de programação.

Metodologia

Presencial ou live training.

Programa

  • Programaçao Java para Android (24h)
  • Desenvolvimento de Aplicações para Android (30h)
  • Workshop Kotlin (9h)
  • Projeto (21h)

Programaçao Java para Android

  • Características da Linguagem
  • Java Technology Overview
  • Paradigma de Orientação a Objectos
  • Messaging
  • Desenvolvimento de Aplicações Java
  • Introdução à Linguagem Java
  • Instanciação
  • Variáveis e Tipos de Dados
  • Operadores e Expressões
  • Arrays
  • Controlo de Fluxo
  • String e StringBuffer
  • Herança
  • Framework Java
  • Qualificadores e Modificadores de Acesso
  • Polimorfismo
  • Tratamento de Excepções
  • Características da Linguagem
    • Java Virtual Machine
    • Interpretada
    • Portabilidade
    • Multithreaded
    • Carga Dinâmica de Código
    • Orientação a Objectos
    • Java Technology Overview
  • Java SE, EE and ME
    • Java Virtual Machine (JVM)
    • Software Based Technology
    • Java Run-Time Environment (JRE)
    • Garbage Collector
  • Paradigma de Orientação a Objectos
    • Abstração
    • Encapsulamento de Atributos e Comportamentos
    • Usar o UML
    • Exercício: Criar dois diagramas de UML
  • Messaging
    • Definição de métodos e chamadas
    • Parâmetros/Argumentos
    • Retorno
  • Desenvolvimento de Aplicações Java
    • Ferramentas de Desenvolvimento Java
    • Criação de ficheiros JAR
    • Escrever, compilar e executar aplicações Java
  • Introdução à Linguagem Java
    • Sintaxe e palavras-chave da linguagem
    • Identificadores e convenções da linguagem
  • Instanciação
    • Object Blueprint
    • Classes e Objectos Definição
    • Declaração de Classes
    • Instâncias
  • Variáveis e Tipos de Dados
    • Atribuição e declaração de variáveis
    • Tipos de dados Primitivos e de Referência/Objetos
    • Casting de tipos de dados
    • Escopo de variáveis
  • Operadores e Expressões
    • Funcionalidade
    • Precedência
  • Arrays
    • Definição de Arrays
    • Declaração, atribuição e instanciação de Array
    • Atribuição e leitura de índices
    • Exercício: Array simples
  • Controlo de Fluxo
    • Repetição
    • Decisão
  • String e StringBuffer
    • String
    • StringBuilder
    • Exercício: String &ampamp StringBuilder na API
  • Herança
    • Hierarquia da Herança
    • SubClass e SuperClass
    • Re-definição de Métodos
    • Dynamic Method Binding
  • Framework Java
    • Pacotes de Classes
    • Application Programming Interface (API)
    • Documentação da API
  • Qualificadores e Modificadores de Acesso
    • Para: Classes, Variáveis e Metodos
    • Interface de Objecto pública e implementação privada
  • Polimorfismo
    • Variáveis, parâmetros e arrays polimorficos
  • Tratamento de Excepções
    • Objectos de Excepção
    • try/catch/finally statement
    • Javas Catch ou Specify Requirement
    • Collections
    • Vector, Enumeration, List etc.
    • Input Output
    • Input e Output Streams
    • Leitura e Escrita local e remota
    • Persistência de Objeto Serialização

Desenvolvimento de Aplicações para Android

  • Introdução
    • Ferramentas – Android Studio e Emuladores
    • Framework
    • Versões da plataforma
    • Processo de desenvolvimento
    • Visão geral dos componentes principais
  • Activities
    • Classes Activity e Context
    • Ciclo de vida da Activity
    • Android Monitor (logcat e Monitors)
    • Interface gráfica – Layout
    • Associar um Layout a uma Activity
    • Ficheiro Manifesto
    • Deploy da aplicação para o dispositivo
  • Listeners
    • Ligação entre a Activity e os componentes do Layout
    • Introdução à biblioteca ButterKnife
    • Introdução às dependências (gradle e maven)
    • Toast
    • OnClickListener, addTextChangeListener, entre outros
    • Recriação da Activity
    • Bundle
  • View e Layouts
    • View e ViewGroup
    • Propriedades das Views
    • LinearLayout e RelativeLayout
    • Orientação do ecrã (portrait vs landscape)
    • Tipos de medidas (px, dp, dpi, sp)
    • Views customizadas
    • Drawables e colors
    • Styles
  • Fragmentos
    • Classe Fragment
    • Ciclo de vida do Fragmento
    • Fragment Manager
    • Adicionar e remover Fragmentos a uma Activity
    • Fragment Transactions
    • Comunicação entre um Fragmento e Activity
    • Diálogos – DialogFragment
  • Intent
    • Iniciar componentes Android
    • Tipos de Intent (explicítos vs implícitos)
    • Passagem de informação entre componentes Android
    • Intent Filters
    • Interface Parcelable
    • Tratamento das Runtime Permissions
  • Adapters
    • ArrayAdapter
    • ListView
    • Padrão View Holder
    • RecyclerView
  • BroadcastReceivers
    • Subscrição estática vs Subscrição dinâmica
    • Recepção e envio de broadcasts
    • LocalBroadcastManager
  • Operações em background
    • AsyncTask
    • UIThread vs Background Threads
    • IntentService
    • AsyncTask vs IntentService
  • Persistência local de Dados
    • Shared Preferences
    • Internal Storage vs External Storage
    • Classe Application
    • Base de dados SQLite

Workshop Kotlin

  • Características da Linguagem
    • Tipos Básicos
    • Packages e Imports
    • Control Flow
    • Returns e Jumps
    • Nullables
    • Opcionais
    • Overloading de operadores
  • Classes e Objetos
    • Classes e hierarquia
    • Propriedades e campos
    • Interfaces
    • Data classes
  • Funções e Lambdas
    • Funções
    • Lambdas
    • Funções de extensão

Projeto

Chat

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Especializado Desenvolvimento de Aplicações para Android

Web & Mobile | 84h - Pós-Laboral: 2ª, 4ª e 6ª das 18h30 às 21h30


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