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Excel – Dashboards

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Este curso tem como objetivo apresentar aos formandos conceitos e noções fundamentais sobre as ferramentas e técnicas utilizadas para a construção e manipulação de Dashboards no Excel, abordando tópicos desde a criação de gráficos até à elaboração de relatórios. O curso pretende ainda disponibilizar aos formandos técnicas para apresentações eficazes.

O termo Dashboard pode ser traduzido como “painel de indicadores”, no qual se pode consolidar um grande volume de dados e informação chave, visualmente apelativo e eficaz, visando uma rápida análise de dados e indicadores para a tomada de decisões importantes. A criação de Dashboards em Excel é um recurso que nos permite condensar grande volume de informações num espaço reduzido e de forma concisa, permitindo uma comparação de resultados muito mais rápida e pormenorizada dos dados analisados.

Cada Dashboard é único, sendo criado a partir de objetivos claros que facilitam a tomada de decisões a partir da visualização dos indicadores de uma forma clara e concisa.

Este curso é também composto por dois módulos sobre técnicas de apresentações eficazes. Competências essenciais para quando é necessário fazer a apresentação dos resultados através dos dados analisados em Dashboards.

Objetivos

No final do curso, os participantes deverão ser capazes de:

  • Utilizar a aplicação Microsoft Office Excel de forma produtiva na construção e personalização de Dashboards profissionais através da utilização de funções, recursos e macros aplicados exclusivamente à sua construção;
  • Construir gráficos interativos associados aos Dashboards e aprender a distribuir de forma intuitiva e ordenada as informações;
  • Criar Dashboards dinâmicos em Excel utilizando gráficos, tabelas e outras ferramentas da aplicação visando a consulta, análise e visualização da informação de diferentes maneiras;
  • Conseguir adaptar a mensagem e a postura a cada meio;
  • Conhecer ferramentas para tornar as apresentações mais cativantes;
  • Adquirir consciência da linguagem corporal e conseguir efetuar correções;
  • Saber usar a voz adequadamente e Desenvolver técnicas de Comunicação Eficiente

Destinatários

Profissionais e todos os interessados em tirar partido dos diferentes recursos do Excel na construção de Dashboards, obtendo uma análise rápida dos dados com indicadores importantes e que desejam melhorar a gestão das suas áreas, otimizando a elaboração de relatórios e aumentando a agilidade na tomada de decisões.

Pré-Requisitos

Metodologia

  • Sessões mistas de teoria e prática demonstrada, com descrição dos assuntos pelo formador;
  • Intervenção dos participantes, com esclarecimento por demonstração e experimentação;
  • Exercícios e simulação de situações práticas com resoluções propostas.

1 mês de apoio pedagógico Pós-Formação

Após a conclusão da formação, terá durante 1 mês a possibilidade de tirar dúvidas sobre a matéria abordada junto dos nossos formadores, através do acesso à sala aberta virtual ou através de email

Programa

  • Introdução aos Dashboards
  • Construção de Fórmulas e Funções
  • Ferramentas de Gestão, Organização e Análise de Dados
  • Criação, personalização e formatação avançada de Gráficos
  • Interface Interativa
  • Criação, automatização e personalização de um Dashboard
  • Comunicar e Apresentar: Importância na Função e Impactos
  • Comunicar e Apresentar para todos – o Sucesso da Entrega

Introdução aos Dashboards

  • O que são Dashboards? Noções e conceitos fundamentais
  • Princípios básicos de Design
  • Definição dos objetivos do Dashboard e dados necessários

Construção de Fórmulas e Funções

  • Construção de fórmulas e uso de funções
  • Funções Lógicas:
    • IF [SE], AND [E] e OR [OU]
  • Funções de Pesquisa e Referência:
    • VLOOKUP [PROCV], HLOOKUP [PROCH], OFFSET [DESLOCAMENTO], MATCH [CORRESP] e INDEX [ÍNDICE]
  • Funções de Texto:
    • TRIM [COMPACTAR], LEFT [ESQUERDA], RIGHT [DIREITA], MID [SEG.TEXTO], CONCATENATE [CONCATENAR], SEARCH [PROCURAR] e LEN [NÚM.CARAT]
  • Funções de Agregação:
    • SUMIF [SOMA.SE], COUNTIF [CONTAR.SE] e AVERAGEIF [MÉDIA.SE]
  • Fórmulas com várias funções aninhadas
  • Fórmulas matriciais

Ferramentas de Gestão, Organização e Análise de Dados

  • Relatórios de Tabelas e Gráficos Dinâmicos
  • Filtros SLICER:
    • [SEGMENTAÇÃO DE DADOS] e TIMELINE [LINHA CRONOLÓGICA]
  • Proteção de Folhas de Cálculo e Livro
  • Hiperligações
  • Automatização de tarefas com macros
  • Ligações a outras aplicações e ficheiros
  • Guardar em formato PDF

Criação, personalização e formatação avançada de Gráficos

  • Introdução aos Gráficos
  • Seleção de dados e tipos de Gráficos
  • Componentes
  • Gráficos com múltiplos Eixos
  • Gráficos Dinâmicos
  • Gráficos Combinados
  • Gráficos de Termómetro, Velocímetro e de Cascata
  • Formatação avançada de gráficos
  • Gráficos Sparkline

Interface Interativa

  • Automatização do Dashboard
  • Controlos de Formulário
  • Controlos de conteúdo: Caixas de Combinação, Caixas de Verificação, Botão Giratório e Barra de Deslocamento

Criação, automatização e personalização de um Dashboard

  • Montagem, automatização e apresentação de um Dashboard

Comunicar e Apresentar: Importância na Função e Impactos

  • A Comunicação como Competência Transversal
  • Objetivar e Sistematizar para Captar Atenção
  • Comunicar de forma Positiva para Marcar e Criar recetividade
  • Linguagem Corporal – a Magia dos primeiros 30’s
  • Comunicar para envolver (voz, tom, dicção, ritmo, modulação, pausas)
    • As muletas da comunicação (como evitar uhhns e ahhhhs e palavras repetidas inconscientemente)
    • Rapport Corporal e Verbal

Comunicar e Apresentar para todos – o Sucesso da Entrega

  • Diferentes Personalidades Diferentes Estilos
  • Adaptar aos Estilos de Apreensão para ter participantes mais atentos e envolvidos
  • Públicos Alvo – Adaptar a Cada Publico e ao seus estilo  DISC
  • Movimentação em sala (teoria do quadrado)
  • Técnica do Farol  – A importância do olhar
  • Regras de utilização dos recursos visuais e áudio
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Office | 24h - Tarde: 14h00 - 17h00


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