Realçar a importância de ter uma gestão de TI alinhada com a Organização dando a conhecer aos seus participantes as técnicas e os métodos aplicados, e vistos como boas práticas a aplicar.
Gestão das Relações TI: Alinhar as TI com a Organização
Presencial
Porto
Destinatários
Gestores ou Administradores de TI e informáticos em geral.
Programa
- Introdução
- Modelos de diagnóstico
- Modelos prescritivos
- Modelos virados para as ações
- Modelos integrativos
Introdução
- Conceitos gerais e transversais; Eficiência e eficácia de sistemas de informação;
- Análise das Abordagens sobre o Papel da TI nas Organizações.
Modelos de diagnóstico
- Estágios de Informatização das Empresas;
- Análise da Centralização e Descentralização da TI;
- Grid Estratégico: Impacto Estratégico de Aplicações de TI;
- Matriz de Intensidade de Informação;
- Casos Clássicos de Sistemas de Informação Considerados Estratégicos;
- Relação entre Investimentos em TI e Desempenho Organizacional;
- O Modelo do Alinhamento Estratégico;
- Outros Modelos para Diagnóstico do Papel da TI nas Organizações.
Modelos prescritivos
- Anos 90: a Década da Informação;
- Fatores Inibidores e Fatores que viabilizam do Alinhamento Estratégico;
- Benchmarking para Verificação de Alinhamento Estratégico;
- Imperativos para a Organização da TI.
Modelos virados para as ações
- Fatores Críticos de Sucesso (FCS);
- Gestão da Competitividade através dos Ativos de TI;
- Balanced Scorecard;
- A Escada de Avaliação de Benefícios.
Modelos integrativos
- Modelo para Análise da TI;
- Modelo de Avaliação de TI Segundo um Ciclo de Vida.