Programação Java Orientada a Objetos – 35h
- Variáveis e tipos de dados
- Expressões, operações e operadores
- Regras de precedência, ordens de avaliação
- Introdução à algoritmia
- Estruturas de decisão
- Estruturas cíclicas
- Definir e invocar métodos
- Paradigma da programação orientada objetos (OOP)
- Classes e Objetos
- Atributos e Métodos
- Polimorfismo
- Interfaces
- Numbers, Strings, Data e localização
- Módulos
Workshop: Algorithm Junior Challenge – 3,5h
- Exercícios práticos para materialização de conceitos OOP
Programming Experience – 7h
- Ambientes de programação
- Sistema de Versão
- CI/CD
Projeto I – 3,5h
- Projeto prático desenvolvido na linguagem Java SE parte 1
Graphical Interfaces Fundamentals with JavaFX – e-Learning
- Implementação de interfaces gráficas com JavaFX
- Introdução à biblioteca gráfica Java FX
- Ferramentas de desenvolvimento interfaces gráficas
- Estrutura básica dos programas
- Property bindings
- Imagens e paineis de layout
- Elementos gráficos: Node, Shape e subclasses
Seminário 1: Unit Testing – 3,5h
- Introdução a Tipos de testes
- Testes unitários
Projeto II – 3,5h
- Projeto prático desenvolvido na linguagem Java SE parte 2
Fundamentos de BD e SQL com Aplicações JDBC – 17,5h
- Base de Dados Relacional
- Tabelas, registos e campos
- Relações (1-1, 1-Muitos, Muitos-Muitos)
- Seleção de dados com linguagem SQL
- Pesquisar com o comando SELECT
- Filtrar com o comando WHERE
- Ordenar com o comando ORDER BY
- Agrupar com o comando GROUP BY
- Pesquisas complexas (Inner Joins, Outer Joins, Nested Queries)
- Alteração de dados com linguagem SQL
- Inserção de dados com o comando INSERT INTO
- Atualizar dados com o comando UPDATE
- Apagar dados com o comando DELETE
- Biblioteca Java de Acesso a dados JDBC
- Utilização de aplicações Java para manutenção de dados
- Normalização de bases de dados e formas normais
Projeto III – 7h
- Projeto prático desenvolvido na linguagem Java SE parte 3
Seminário 2: Online Java Application Web API – 3,5h
- Introdução de conceitos de Backend
- Demostração prática
Java SE 11: Programming I – 35h
- What is a Java Program
- Creating a Java Main class
- Data in the Cart
- Managing Multiple Items
- Describing Objects and Classes
- Manipulating and Formatting the Data in Your Program
- Creating and Using Methods
- Using Encapsulation
- More on Conditionals
- More on Arrays and Loops
- Using Inheritance
- Using Interfaces
- Handling Exceptions
- Deploying and Maintaining the Soccer Application
- Understanding Modules
- JShell
Introdução à Engenharia de Software – e-Learning
- UML:
- Diagrama de Use Cases;
- Diagrama de Classes
- Diagrama de Atividades
- Diagramas de Interação
- Diagrama de Estados
- Diagramas Físicos
- Introdução aos métodos de desenvolvimento de Sistemas de Informação
- Manutenção automática de código Java a partir de diagramas UML
- Tipos de padrões de desenho:
- Padrões criação objetos (Ex: Singleton, Factory, Prototype)
- Padrões estruturais (Ex: Composite, Decorator, Proxy, Facade)
- Padrões comportamento (Ex: Mediator, Observer, State, Chain of responsability)
- Critérios de escolha e utilização dos padrões de desenho
- Implementação de exemplos de utilização de padrões com linguagem Java
Programação Java– 24,5h
- Estruturas de dados e Coleções
- Exceções
- Programação funcional (streams)
- Concorrência
- IO / NIO2
- Genéricos
Workshop: Algorithm Senior Challenge – 3,5h
- Exercícios práticos para materialização de conceitos em programação Java
Seminário 3: Mobile Java Applications with React Native – 3,5h
- Introdução de conceitos em programação mobile
- Demonstração prática
Java SE 11: Programming II – 35h
- Functional Programming
- Modular Programming
- Streams and Parallel Streams
- Java API Programming and Secure Coding Concepts
- Collections and Generics
- Exception Handling and Assertions
APE – Ação de Preparação para Exame 1Z0-819 – 3,5h
Marketing Pessoal e Comunicação – 3h
Static Web with HTML5 and CSS3 – 10,5h
- Conceitos de criação de páginas de Internet
- Sintaxe e regras HTML
- Elementos HTML
- Sintaxe e Regras CSS
- Propriedades CSS
- CSS3 Media Queries
- Responsive Web Design
Dynamic Web with JavaScript/TypeScript – 24,5h
- DOM: Document Object Model
- Aceder aos elementos que pretendemos
- Aceder ao texto dos elementos do documento
- Aceder aos atributos dos elementos
- Interação com CSS
- Listeners para eventos
- TypeScript
- Classes e interfaces
- Observables
Angular Fundamentals – e-Learning
- Understand Angular and how it works
- How to set up development environment
- Typescript in Angular
Projeto I – 7h
- Projeto prático desenvolvido na linguagem Java EE parte 1
Java EE 7: Back-End Server Application Development – 35h
- Java Platform, Enterprise Edition
- Enterprise Development Tools and Applications
- Java Beans, Annotations and Logging
- XML Programming with JAXB
- SOAP Web Services with JAX-WS
- Java Naming and Directory (JNDI) Services
- The EJB Component Model
- Contexts and Dependency Injection
- Java Message Service
- Message-driven Beans
- Java EE Concurrency
- JDBC in Java EE Environments
- Transactions in Java EE Environments
- Java Persistence API
- Bean Validation with JPA
- Timer and Batch Services
- Security
Projeto II – 7h
- Projeto prático desenvolvido na linguagem Java EE parte 2
Java EE 7: Front-end Web Application Development – 35h
- Java Platform, Enterprise Edition
- Enterprise Development Tools and Applications
- JavaBeans, Annotations, and Logging
- Java EE Web Architecture
- Developing Servlets
- Developing with JavaServer Pages
- JAX-RS Web Services
- Java RESTful Clients
- HTML5 Applications with JavaScript and AJAX
- WebSocket and the Java API for JSO Processing
- Implementing a Security Policy
- POJO and EJB-Lite Component Models
- The Java Persistence API
- Implementing a transaction policy
Projeto III – 7h
- Projeto prático desenvolvido na linguagem Java EE parte 3
APE – Ação de Preparação para Exame: Java EE 7 Application Developer (1Z0-900) – 3,5h
Java Programming for Mobile – 14h
- Conceitos Java em ambiente mobile
- Cuidados no desenvolvimento mobile
- Java Mobile API’s
- Java ME
Certificação Rumos Expert (CRE): Programador Java – 14h
- Desenvolvimento de um projeto 100% prático e transversal a toda a matéria abordada.